quarta-feira, 5 de novembro de 2008










CLUBE FM - Dica de Saúde
Você consegue para de fumar?





Tente. Vale a pena e o seu organismo agradece!

Algumas décadas atrás, o hábito de fumar era considerado elegante e glamouroso. Era até mesmo um sinal de status. Mas em pleno século 21, com a evolução das pesquisas médicas, esse quadro mudou drasticamente e as notícias não são nada boas para quem fuma.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estudos mostram que o consumo de tabaco podem ser atribuídas: 45% das mortes por doença coronariana (infarto do miocárdio), 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer.
Devido à toxidade do tabaco, o total de mortes decorrentes de seu uso é atualmente de cerca de 5 milhões ao ano. No Brasil, são estimadas cerca de 200 mil mortes por ano em conseqüência do tabagismo.
Nunca é tarde para largar o cigarro. Veja alguns dos benefícios se você para de fumar agora:

* após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

* após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue.

* após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

* após dois dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor.

* após três semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora.

Dicas para parar de fumar

Se você ainda não se convenceu da importância de estar livre do tabaco, Nessa pesquisa existe algumas formas para ajudar você a abandonar o vício. Escolha a sua:

- Parada Imediata: Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.

- Parada Gradual: Você pode utilizar este método de duas formas:

* Reduzindo o número de cigarros. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais. No segundo, 25; no terceiro, 20 e assim por diante, até o sétimo dia, data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

* Retardando a hora do primeiro cigarro, por exemplo: no primeiro você começa a fumar às 9 horas, no segundo às 11 horas, no terceiro às 13 horas e assim por diante, até o sétimo dia, data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, etc.) fazem mal à saúde.
Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure orientação médica e tome cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar.

Fontes para consulta:
Instituto Nacional de Câncer - INCA
Ministério da Saúde

Algumas imagens sobre o assunto: