sábado, 1 de novembro de 2008

Dica Animal - Pets

CLUBE FM - Dica Animal
Adestre seu cão
A partir do desmame você já pode ensinar os primeiros

comandos para educar seu animalzinho

Ter um bichinho em casa é uma alegria sem tamanho, mas pode se tornar um tormento se o animal não souber se portar. E, assim como os humanos, cachorro nenhum aprende a ter boas maneiras sozinho. Por isso, para que cão não pule nas visitas e nem não ataque quem vê pela frente, é preciso adestrá-lo. E desde cedo. “Do desmame até o quinto mês, já dá para ensinar os primeiros comandos de voz. O treinamento de verdade começa no oitavo mês”, explica o Tenente José Airton, diretor de adestramento do Kenel Clube de São Paulo. Ele alerta que, após 1 ano de idade, os cachorros têm mais dificuldade de aprender, então, quanto antes começar, melhor. Airton acrescenta que todas as raças - inclusive os vira-latas - podem ser treinadas, desde que estejam saudáveis. O resultado, afirma, é positivo tanto para os donos quanto para os cães. “O cão adestrado tende a ter mais respeito, confiança e entendimento das palavras. Isso facilita a interação com o dono, o que traz satisfação tanto para o bicho quanto para o humano”, completa.

Não bata em seu cachorro, nem mesmo com jornal. Ele precisa confiar, não ter medo de você.

DICAS PARA O ADESTRAMENTO

1. Não grite. Acostume seu cão a entender a comandos firmes em tom de voz normal. E não altere o volume da voz, porque eles aprende por repetição.

2. O treino deve deixar o cachorro feliz. Sempre agrade-o com carinho.

3. Dada uma ordem, faça-o cumpri-la, mesmo que você não deseje mais.

4. O nome do animal deve significar alegria. Sempre o chame com firmeza, mas com tom de voz carinhoso.

5. Prenda a atenção do cachorro, não deixe que ele se distraia.

6. Seja paciente e compreensivo. Seu nervosismo só vai atrapalhar.

7. Não repreenda o cão gritando, ameaçando com a mão ou batendo com algum objeto. Essa atitude não corrige, provoca desrespeito e desconfiança. E, em alguma ocasião, ao ser chamado, o animal poderá não cumprir o comando.

Nenhum comentário: